Os implantes dentários são pinos de titânio colocados dentro do osso, abaixo da gengiva, que tem como função desempenhar o mesmo papel da raiz dos dentes. Em cima dos implantes dentários, o cirurgião dentista aplica o novo dente. São indicados para casos em que o paciente já perdeu o dente, ou já não apresenta condições de ser recuperado e precisa ser extraído. Além da função estética, os implantes dentários garantem a reabilitação oral, que acaba sendo prejudicada pela falta de um ou mais dentes, como as partes fonéticas e mastigatórias.
É muito comum algumas pessoas irem ao consultório com dentes esteticamente feios ou que estão estragados, para extrai-los e aplicar implantes dentários. Porém, é muito importante que todos saibam que há outras formas, menos invasivas, que são indicadas para recuperar a estética dentária e até mesmo para recuperar um dente com problemas (coroas, lentes de contato dental, etc.) do que métodos mais invasivos, como a extração e a colocação de implantes dentários.
Os implantes dentários se apresentam como uma das soluções mais eficientes para aqueles que perderam um ou mais dentes, recuperando a funcionalidade oral e melhorando a qualidade de vida. Além disso, os implantes dentários trazem benefícios como o aumento da eficiência mastigatória, onde o paciente irá se alimentar com qualidade e evitar problemas nutricionais; melhora a dicção, sabendo que os dentes são muito importantes para uma pronuncia eficiente; melhora a estética, uma vez que os implantes dentários são semelhantes aos dentes naturais.
Hoje em dia, basicamente, há duas formas de se colocar implantes dentários. A primeira, do modo tradicional, permite que o paciente escolha por 2 tipos de procedimentos depois da aplicação dos implantes, onde o primeiro tipo é através da incisão com o bisturi, verificando a área óssea para colocar os implantes e, em seguida, eles são colocados. Depois desse processo, espera-se de três a quatro meses para que os dentes definitivos possam ser colocados sobre o implante.
Já o segundo método, considerado mais sofisticado, permite algo mais moderno. Chamado de carga imediata, esse processo consiste em colocar os implantes pela manhã, por exemplo, e na parte da tarde, coloca-se os dentes definitivos, tomando os devidos cuidados com a mordida durante o intervalo de tempo entre um procedimento e outro. Porém, para que a carga imediata possa ser realizada, é necessário que o paciente tenha o osso em boa altura e largura, além de estar em bom estado.
A Clínica Fleming realiza os tratamentos relacionados a implantes dentários, procurando sempre se desenvolver e se aperfeiçoar e técnicas e materiais que se aproximam da forma, textura, cor e propriedades de um dente natural, devolvendo aos pacientes a alegria de mastigar sem nenhuma dificuldade e o principal: sorrir sem constrangimento, onde os profissionais estão comprometidos a apresentar aos pacientes todas as novidades, com um atendimento rápido, personalizado e seguro.