Dor na ATM

DOR NA ATM

A dor na ATM é o resultado de complicações no maxilar, articulações maxilares e músculos da mastigação. ATM é a sigla para articulação temporomandibular, que tem como principal função controlar os movimentos de abrir e fechar a boca. É o encaixe da mandíbula com os demais ossos do crânio. A dor na ATM possui um grupo de condições que causam dor, dificuldade de abrir ou fechar a boca, zumbidos, e podem ser consequentes de problemas musculares, articulares ou de doenças sistêmicas.

Localizada nos dois lados da cabeça, a ATM apresenta componentes super flexíveis que permite que o ser humano possa mastigar, morder, falar e até bocejar, através da combinação de ações de rotação e translação. Além disso, a ATM é composta por músculos, ligamentos, ossos e discos, e qualquer problema no funcionamento de um ou mais desses componentes é chamado de dor na ATM, ou até mesmo distúrbio temporomandibular, que pode dar a sensação de que a mandíbula é projetada para fora, juntamente com estalos e travas.

Para confirmar o diagnóstico de dor na ATM e ter um tratamento feito de maneira correta, é muito importante procurar um cirurgião-dentista especializado em disfunção temporomandibular e dor orofacial, pois esse profissional fará perguntas sobre os sintomas do paciente e, logo em seguida, fará exames físicos que envolvem a apalpação dos músculos responsáveis pela mastigação e da ATM. Juntamente a isso, esse profissional pode realizar exames complementares, como ressonância magnética e tomografia.

Quais são as causas da dor na ATM?

As causas da dor na ATM ainda são desconhecidas na maioria dos casos, mas pode ter diversas causas, que vão desde alterações emocionais, fatores genéticos e hábitos orais. Traumas na mandíbula, por exemplo, podem desenvolver a dor na ATM. Além disso, outras complicações de saúde podem fazer com que as disfunções apareçam, como a mordida (ou seja, o encaixe dos dentes de cima com os de baixo), a falta de algum dente, ter próteses mal adaptadas ou “gastas” ou apertar ou ranger os dentes durante o dia ou a noite.

Quais são os sintomas da dor na ATM?

Pessoas com a dor na ATM podem sentir fortes dores e desconfortos, que podem ser temporários ou durar por um longo tempo. Dores e sensibilidades ocorrem, normalmente, no rosto, na área correspondente à articulação temporomandibular, no pescoço, nos ombros e ao redor das orelhas, durante a mastigação, ao falar ou abrir a boca. Todos esses fatores fazem com que a ATM e os músculos da mandíbula sejam afetados, trazendo dor, desconforto e estalos. Sendo assim, os sintomas mais comumente observados na disfunção da ATM são:

• Dores de cabeça, na região da testa, no fundo dos olhos e nas têmporas;
  • Dores de ouvido, seguidos de zumbidos;
  • Dificuldades para mastigar, principalmente alimentos duros e dores ao mastigar;
  • Tonturas;
  • Vertigens;
  • Barulho próximo às orelhas ao abrir e fechar a boca;
  • Desgaste dental em excesso;
  • Sensação de que a mandíbula está travada;

Onde realizar o tratamento para a dor na ATM?

Localizada no Tatuapé, a Clínica Fleming é referência no tratamento da dor na ATM, pois conta com equipamentos de última geração, para trazer diagnósticos precisos, e materiais que garantem qualidade e eficiência no tratamento da dor na ATM. Os profissionais de periodontia analisam o grau em que o problema está e qual será a resposta do corpo em relação a isso. Contamos com técnicas modernas para a dor na ATM, prevenindo, assim, maiores problemas. Se você possui estes sintomas ou conhece alguém que os possui, entre em contato conosco.

Atendendemos Demais Regiões